Eventos

EVENTOS EM 2019

1º Encontro de Diversidade e Inclusão de Nova Friburgo - O que é o Autismo?


Nenhuma descrição de foto disponível.
Quando ? : Sábado, 16 de fevereiro de 2019, de 08:00 às 18:00

O 1º Encontro de Diversidade e Inclusão de Nova Friburgo - O que é o Autismo? tem a finalidade de promover a discussão sobre o tema Autismo em abordagens multidisciplinares, fortalecendo a cooperação entre profissionais da educação, familiares de pessoas com transtorno do espectro autista, fonaudiológos, psicopedagogos, psicólogos, médicos entre outros profissionais incentivando parcerias para atender a demanda da sociedade quanto a este tema.

Em sua primeira edição abordaremos o tema Autismo, englobando atualidades sobre questões diagnósticas, intervenções terapêuticas e pedagógicas, além de políticas de inclusão.



O SENACE e o ENPEIE são eventos bienais promovidos e organizados pelo Cepae - Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU com apoio do GPELET – Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias. 

A busca é por um maior empoderamento de estudos e pesquisas na área de atendimento educacional especializado, processos de escolarização, ingresso em instituições educacionais de escola básica e superior, políticas de inclusão da pessoa com deficiência, cotas, tecnologias assistivas, letramento e alfabetização, práticas educativas e pedagógicas. O evento visa propiciar um espaço, no sentido de desenvolver discussões, confluir e divulgar pesquisas, promover e consolidar reflexões que envolvam a educação e políticas de inclusão das pessoas com deficiência na perspectiva da pesquisa, da ação de inclusão e da formação de profissionais qualificados à atuação junto às instituições educacionais e afins.

VIII SENACE e VII ENPEIE serão realizados nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2019 na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, situada na cidade de Uberlândia – MG no campus Santa Mônica, à Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bairro Santa Mônica.

Informações: http://www.eventos.ufu.br/senace#apresentacao


3° Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas
Datas: 06 e 07 de junho de 2019.




Data: 27 a 29 de junho de 2019
Local: Hotel Windsor - Barra, Rio de Janeiro


Os congressos têm a finalidade de promover o conhecimento em alto nível sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, em abordagens multidisciplinares, para atualizar profissionais em novas tecnologias para autismo e possibilitar a criação de protocolos anuais para melhorar as condutas dos médicos brasileiros no atendimento dos pacientes autistas, em conjunto com as associações médicas, como a ABENEPI. Os eventos visam à união entre autistas, pais, cuidadores e pessoas interessadas no tema num evento que reúna informações relevantes e atualizadas, fóruns de discussão e identificação de lacunas a serem sanadas por profissionais, pais e cuidadores no trato de pessoas com autismo. Este encontro é voltado para profissionais da saúde, profissionais da educação, familiares, cuidadores, associações e interessados.


XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

Data: 28 a 31 de agosto de 2019

Tema: “Educação, Inclusão e Direitos Humanos: Interlocuções com a Psicologia Escolar e Educacional”

O objetivo é possibilitar discussões, reflexões e proposições coletivas que subsidiem os profissionais diante dos desafios encontrados no fazer cotidiano, reflexões especialmente nas áreas de Psicologia e Educação Inclusiva.
Palestrantes: renomados conferencistas nacionais e internacionais nas áreas de Psicologia Escolar, Educacional e de Educação.

Trabalhos: Mesas, Simpósios nacionais e internacionais, sessões dialogadas de pôsteres, Fórum de Debates, lançamentos de livros, exposições e muito mais.


INFORMAÇÕES: https://abrapee.wordpress.com/2019/01/18/xiv-congresso-nacional-de-psicologia-escolar-e-educacional-conpe/

**********************************************************************************************

EVENTOS 2016
  • A 13ª Jornada de Educação Especial e o I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva são promovidos pelo Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista / Campus Marília - SP, sob a coordenação da Prof. Dr. Anna Augusta Sampaio de Oliveira. 18 22 de maio.
  • Projetos Praias - 02 de abril de 2016 - Praia de Icarái, em frente à rua Otávio Carneiro, 9:30h às 12h - Atividades lúdicas relacionadas à preservação do ambiente.


EVENTOS de 2015
  • II Encontro em Diversidade e Inclusão da UFF em 26, 27 e 28 de novembro de 2015, Auditório e salas do 2o. andar do Blogo G do Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ. Palestras, Posteres e Oficinas. Inscrições nos dias do evento. Novos resumos até 15 de novembro com apresentação prevista para 27/11, 14h às 17h. Mais informações  em divulgacaocientifica.cmpdi.uff@gmail.com

  •  INES realiza de 27 a 30 de outubro de 2015, no Rio Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”. Evento tradicional no calendário anual do INES, o congresso tem como objetivo reunir os públicos interessados de todo o Brasil e de outros países a fim de promover a troca de experiências relacionadas à educação, saúde e questões socioculturais na área da surdez. Este ano, o encontro apresenta um novo formato, composto por conferências, grupos de trabalho e mostra de arte.

  • Em 24 de outubro de 2015 acontece 7º ENCONTRO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo convida para o 7º encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que acontece no dia 09 de novembro, no Hotel Mercure, bairro de Santana, em São Paulo. Em sua sétima edição, o evento visa discutir temas referente a inclusão e acessibilidade digital. O Seminário Internacional trará uma visão ampla do conceito de acessibilidade digital, debatendo não somente a legislação, normas e diretrizes aplicáveis aos conteúdos on-line, mas, principalmente, o impacto positivo dos sites acessíveis em todos os setores da sociedade, discutindo desde seu papel na ampliação do alcance dos serviços e ações públicas, na transparência governamental, até o incremento expressivo que pode trazer ao comércio eletrônico e sua cadeia produtiva.


  • Nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015, o Instituto Benjamin Constant realizará o “I Simpósio Nacional de Tecnologias Assistivas” (I SiNTA – IBC), com a temática Deficiência Visual. O evento será aberto ao público e possui inscrições gratuitas. O I SiNTA – IBC tem o objetivo de refletir, socializar e debater as tecnologias assistivas em diferentes áreas do conhecimento, como: Educação Especial, Saúde, Trabalho, Acessibilidade à Informação e ao lazer, bem como suas implicações para as pessoas com deficiência visual e surdocegueira. A integração entre pesquisadores, usuários, empresas e demais participantes possibilitará a troca de conhecimento entre todos. O evento consistirá em palestras, mesas-redondas, comunicações orais e oficinas, em que serão discutidas as aplicações das tecnologias assistivas nas temáticas “TA em Softwares”, “ TA em Educação” e “TA em Reabilitação, Lazer e Encaminhamento ao Mercado de Trabalho”, em prol da inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. http://www.ibc.gov.br/

  • CURSO DE BIOSSEGURANÇA PARA SURDOS será ministrado pela Profa Dra. Maria Eveline de Castro Pereira (FIOCRUZem 14, 15 e 16 de OUTUBRO 2015 de 9h até 17h, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Instituto de Bioquímica Médica-UFRJ - Auditório Marcos Moraes , Centro de Ciências da Saude, Bloco L, sub-solo, Inscrições gratuitas até 9 de Outubro – vivian@bioqmed.ufrj.br


  • SESSÃO COM ACESSIBILIDADE DO FILME HISTÓRIA DA ETERNIDADE NO CINE ARTE UFF  em  ·  · em Notícias, Vídeos. ·A primeira vez que o cinema da UFF exibiu um filme com audiodescrição e legenda descritivaA iniciativa, que teve o apoio do Sensibiliza, deverá se repetir, a princípio, uma vez por mês pelo Centro de Artes. O vídeo tem dois depoimentos de pessoas com deficiência visual,  ex-alunos da UFF da década de 70. O Wanderley é médico e perdeu a visão, e a Virgínia, cega de nascença, fez história quando ainda nem sonhava-se em ter ou falar em acessibilidade na universidade. Além desses dois depoimentos, Geórgia, jornalista e audiodescritora, abre o documentário. http://sensibilizauff.com/2015/10/01/sessao-com-acessibilidade-do-filme-historia-da-eternidade-no-cine-arte-uff

  • Será realizado o IV Workshop do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) no Auditório do Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha (Boa Viagem), Niterói - 9h às 17h, dias 3, 4, 10 e 11 de setembro de 2015. Entrada Franca

2 comentários: