Saiu na Mídia - Destaques sobre Diversidade & Inclusão


Veja aqui as principais notícias envolvendo o público da diversidade e  inclusão. Clique nos títulos, para ler o conteúdo na íntegra.

Projeto artístico constata falta de acessibilidade para cadeirantes
Só uma de cada 20 calçadas no Brasil tem rampas para cadeirantes, segundo o IBGE. Para mudar essa realidade, a Ong Movimento SuperAção criou o projeto “Sem rampa, calçada é muro” que chama atenção para a falta de acessibilidade em diversas cidades do país.

Circuito funcional adaptado leva atividade física gratuita para cadeirantes no entorno do Engenhão todo sábado
Alunos contam que projeto os ajudou a fugir do sedentarismo e da depressão. Cerca de 10 deles participam assiduamente das aulas.

Estudantes desenvolvem primeiro aplicativo tradutor de Libras para o português
O aplicativo está sendo desenvolvido por uma parceria entre Luisa Scaletsky (estudante de design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Anderson Maia e Virgilius Santos (ambos estudantes de computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), e utiliza a câmera do celular para captar os movimentos e traduzi-los para a tela na forma de texto.

Lego faz parceria com Brasil e cria peças em Braille para ajudar crianças com deficiência visual
Brinquedo atualmente está em fase de testes nos quatros países parceiros do projeto: Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega.

Médico surpreende pacientes surdos ao atendê-los em Libras
Profissional defendeu a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

ITA tem calouro superdotado de apenas 15 anos
Bernardo Dias, de São José dos Campos, é o estudante mais jovem do Instituto e conta um pouco de como é ingressar em um curso superior tão jovem.

Chile inaugura trilha inclusiva para pessoas com deficiência física e visual
Pessoas com deficiências visuais e físicas podem aproveitar a trilha inclusiva “Los Copihues”.

Lista de novos emojis tem pessoas com deficiência, cão-guia e cadeira de rodas
Agora, a lista ganha emojis para representar pessoas com deficiência, como pessoas surdas, cegas e em cadeiras de rodas, além de um cão-guia e próteses mecânicas de braço e perna.

Google lança dois aplicativos para ajudar usuários com deficiência auditiva 

O projeto ainda contou com supervisão da Universidade Gallaudet, a principal universidade do mundo para surdos e deficientes auditivos.

Empresa cria passeio a Machu Picchu com acesso para cadeirantes

Viajantes interessados podem ir sozinhos – companhia garante transporte e acompanhamento no local. 

Surda e ex-aluna do IFSC, jovem passa na UFSC e pretende ser professora de Libras

Aos 21 anos, ela comemora a recente conquista ao ingressar na universidade em Florianópolis.

Primeiro diploma em braille é entregue a estudante em Pernambuco

O Pró-reitor de Gradução e Extensão da Universidade Católica de Pernambuco, Degislando Nóbrega, conta que a iniciativa de oferecer o diploma em braille é, na verdade, além do ato em si, o coroamento de toda a caminhada da estudante.

Ensino médio dobra matrículas de alunos com deficiência em cinco anos
Segundo Censo Escolar do MEC, total passou de 58 mil para 116 mil entre 2014 e 2018; educação especial tem 1,2 milhão de estudantes nas três etapas do ciclo básico.

Escritório britânico constrói playground sensorial para crianças com autismo

Matt + Fiona trabalhou com crianças do espectro autista para desenvolver uma estrutura adaptada para atender suas necessidades.

Cresce o número de estudantes com necessidades especiais

De acordo com dados do Censo, na rede pública está o maior índice dos estudantes em classes comuns. Nas escolas, 97,3% dos alunos com necessidades educacionais especiais estavam nessas classes em 2018. Na rede particular, o percentual foi 51,8%.

Cursos de Libras permitem acessibilidade a surdos e ouvintes

Segundo o censo de 2010 do IBGE, 9,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva.

Empresa curitibana cria brinquedos acessíveis

Toda criança tem o direito de brincar e se divertir, cabendo à sociedade e às autoridades garantirem a ela o exercício pleno desse direito. A frase consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança, mas nem sempre é concretizada no dia a dia dos pequenos. Ainda mais se eles possuem alguma deficiência física. Foi pensando em incluir o público no universo lúdico que uma empresa curitibana desenvolveu brinquedos acessíveis.

Estudante faz filme de 'cinema mudo' com elenco de atores surdos na Paraíba

Filme 'Sentidos' foi gravado em Campina Grande com história de terror sobre três jovens surdos e um vilão cego.

Jovem de 19 anos com paralisia cerebral é aprovado na Unifap: 'Sempre acreditei'

Jadison Costa da Costa foi selecionado para cursar licenciatura em história.

Com autismo e altas habilidades, curitibana de 15 anos vai cursar medicina na UFPR
Natãmy Nakano, que aprendeu a ler aos dois anos, gabaritou 10 de 14 questões na segunda fase do vestibular; 'Com esforço podemos conquistar até mais coisas do que uma pessoa considerada normal', diz ela.

Autista se forma em medicina em MT 20 anos após professora dizer que não seria alfabetizado

Enã Rezende nunca reprovou de nenhuma disciplina da faculdade. A condição dele inspirou a mãe a criar um projeto que conscientiza crianças e adolescentes sobre o comportamento do autista e a respeitá-lo.

Projetos obrigam serviços públicos a ter tradução em Libras

Os textos obrigam instituições, como bancos e hospitais, por exemplo, a oferecer serviços de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Cearenses criam aplicativo para ajudar no ensino de Libras por meio de jogos

Encontrar um problema social na cidade e desenvolver uma solução. Essa era a missão de um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) ao desenvolver o aplicativo "Bilíngua", uma plataforma para auxiliar o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O aplicativo também ensina pessoas surdas a ler em português.

Azul registra 4 milhões de traduções para Libras com Hand Talk

Número acumulado a partir de setembro de 2018 reflete a demanda das pessoas com deficiência auditiva por atendimento especializado. Empresa aérea afirma ter sido surpreendida pelo alto índice de uso da ferramenta.

Microsoft cria linguagem de programação tátil para deficientes visuais

Usando as ferramentas de codificação, os alunos podem fazer coisas como criar músicas, poesia e sons, entre outras. A imaginação é o limite, pois ele pode ser aplicado em várias frentes. 

Projeto adota laço colorido para dar prioridade a autista
Proposta determina que laço colorido, símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista, identifique devidamente a prioridade a pessoas com o transtorno, como já acontece para pessoas com deficiência


Ministra anuncia coordenação para assistência a doenças raras

No Brasil, 13 milhões de pessoas têm algum tipo de doença rara. Coordenação Nacional dos Raros vai elaborar políticas de assistência, explica Damares Alves.

Surdo e com dificuldades na fala, ator piauiense constrói seu próprio teatro em casa

Wilson Gomes teve a perda os dois sentidos comprometidos após sofrer uma meningite. Ele foi o primeiro ator com deficiência auditiva a fazer teatro no Brasil, começou em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário