Programação
IV Encontro em Diversidade e Inclusão da UFF:
entrelaçando conhecimentos
Auditório do Bloco F do Campus do Gragoatá, Niterói, RJ
6/12 – (quarta-feira)
• 7:30h –
Recepção
• 8:30h –
Abertura
• 9h –
Palestra de abertura: “Uso de tecnologias e pensamento computacional na
Diversidade e Inclusão” - Prof. Dr. Sergio Crespo (UFF)
• 10h –
Coffee break
• 10:30h
– Mesa Redonda: Entrelaçando conhecimentos em Diversidade e Inclusão
Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes (UERJ)
Profa. Dra. Cristina Delou (UFF)
Profa. Dra. Ana Kaleff (UFF)
Profa. Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes (UERJ)
Profa. Dra. Cristina Delou (UFF)
Profa. Dra. Ana Kaleff (UFF)
12h –
Almoço
• 13h –
15h – Exposição de jogos e materiais educacionais inclusivos no LEG
(Laboratório de Ensino de Geometria), visita guiada pela professora Ana Kaleff
• 15h –
Coffee break
• 15:30h
– 18h – Apresentação de pôsteres e avaliações
7/12 – (quinta-feira)
• 9h –
Palestra: “Autismo e Desafios para a Inclusão social" - Ms. Ana
Carolina Wolff Mota – "Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
• 10:15h
– Coffee break
• 10:45h
– Palestra - Vera Lucia Palmeira Pereira (Conhecimentos em Diversidade e
Inclusão) – Universidade Pontifícia Católica de Brasília (DF)
12h –
Almoço
• 13h –
15h – Relatos de Experiência
Ana Cristina Teixeira Prado – Mestranda do CMPDI
Wendel de Oliveira – Mestranda do CMPDI
Ms. Gisele Soares Rodrigues do Nascimento – Mestre em Diversidade e Inclusão
Dr. Thiago Correa Lacerda – Professor do CMPDI/IFRJ
Ana Cristina Teixeira Prado – Mestranda do CMPDI
Wendel de Oliveira – Mestranda do CMPDI
Ms. Gisele Soares Rodrigues do Nascimento – Mestre em Diversidade e Inclusão
Dr. Thiago Correa Lacerda – Professor do CMPDI/IFRJ
• 15h –
Coffee break
• 15:30h
– 18h – Apresentação de pôsteres e avaliações
8/12 – (sexta-feira)
• 9h –
Palestra – Dra. Elaina Cunha – Desafios e avanços da Fundação Dorina Nowil para
Cegos
• 10h –
Coffee break
• 10:30h
– Mesa redonda:
“Divulgação Científica: uma forma de Inclusão Social”
Prof. Dr. Luiz Mors Cabral (UFF), Profa. Dra. Neuza Rejane Wille Lima (UFF), Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach (UFRJ)
“Divulgação Científica: uma forma de Inclusão Social”
Prof. Dr. Luiz Mors Cabral (UFF), Profa. Dra. Neuza Rejane Wille Lima (UFF), Profa. Dra. Eleonora Kurtenbach (UFRJ)
12:30h –
Almoço
• 14h –
15h –Palestra: Prof. Dr. Antônio Claudio da Nobrega – Vice-reitor da UFF
“Políticas de inclusão na UFF”
• 15h –
Atividade artística
• 15:30h
– Encerramento com Lanche
Resumos que
serão apresentados no
IV Encontro de Diversidade e Inclusão da UFF:
entrelaçando conhecimentos
Auditório
do Bloco F – Campus do Gragoatá da UFF
6/12 – 15:30h às 18h
|
|
Títulos
|
Autores
|
FISIOTERAPEUTA COMO FALICITADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
ASSOCIADA A OUTRAS DEFICIÊNCIAS
|
Isabella Carolina Barreto Blanco dos
Santos
Ruth Maria Mariani Braz
|
PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS: UMA PROPOSTA EM MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA ALUNOS
COM PARALISIA CEREBRAL (PC)
|
Flaviane
Felisberto dos Reis
Ana Maria Martensen Roland Kaleff
Neuza
Rejane Wille Lima
|
POLÍTICAS DE
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: COMPREENSÃO E
APRIMORAMENTO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA UFF PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
VISUAL
|
Andréa Nascimento
Moreira Faria Neuza Rejane Wille Lima
|
AÇÕES DE
ACESSIBILIDADE NA CASA DA DESCOBERTA: PREPARANDO O MUSEU PARA O VISITANTE
SURDO
|
Bruna Wendhausem Enne
João Paulo Ferreira da Silva
Erica Cristina Nogueira
|
Política de Educação Inclusiva – Um
olhar docente diante da Formação Continuada na Rede Pública de Ensino do
Município de São José do Vale do Rio Preto/RJ.
|
Claudia
de Lima Ribeiro
Manuel Gustavo Leitão Ribeiro
Cristina Maria de Carvalho Delou
|
A PRÁTICA DOCENTE E A
DISLEXIA: A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA
|
Elaine de Fátima Cardoso Cordeiro
Luiz Antonio
Botelho Andrade
|
MUSEU INCLUSIVO PARA DEFICIENTES VISUAIS: A CASA
DA DESCOBERTA ATRAVÉS DOS SENTIDOS
|
Erica Cristina Nogueira
João Paulo Ferreira da Silva
Bruna Wendhausem Enne
Ana Paula Ribeiro Paiva
|
O relato da construção do Setor
Espaço de Inclusão no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
|
Felipe Rodrigues
Martins
Sandra Regina
Barbosa
Edicléa
Mascarenhas Fernandes
|
A ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE
BEBÊS AFETADOS PELA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS
|
Simone Pereira Monteiro
Edicléa Mascarenhas Fernandes
|
11. INCLUSÃO ESCOLAR NO
ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO BAIRRO DE ITAMBI,
MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ.
|
Fernanda Aimée
Alves Chaves
|
12 A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA REDE
REGULAR
|
Leandra de Souza
Vieira
Orientador: Profª
Edicléa Mascarenhas
|
7/12 – 15:30h às 18h
|
|
Títulos
|
Autores
|
Entrelaçando
conhecimentos de Ciências e Matemática com estudantes deficientes visuais
|
Margareth de Oliveira Olegario Teixeira Tânia Maria Moratelli Pinho
|
MATERIAIS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS: ENTRELAÇANDO CONHECIMENTOS CONTIDOS
NOS PRODUTOS DESENVOLVIDOS EM UM MESTRADO PROFISSIONAL
|
Solange Barbosa Bittencourt
Viviane
de Oliveira Freitas Lione
|
O Mediador Pedagógico no
desenvolvimento de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
|
Andreia Galloulckydio
Osilene Cruz
|
JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO
DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
|
Nathália Moreira da Cunha
Ruth Mariani
|
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E
ALFABETIZAÇÃO: QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO
|
Mônica Freitas Oliveira
Paulo Pires de Queiroz
|
A INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE
FEDERAL FLUMINENSE: AÇÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NAS
BIBLIOTECAS
|
Márcia Crispino Lima
Silvia Regina R. C. da F.
Nogueira
Sérgio Rodrigues Bahia
Alice Akemi Yamasaki
|
LITERATURA DE CORDEL E
XILOGRAVURA: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
VISUAL E OU SURDOCEGUEIRA
|
Lisânia Cardoso Tederixe
Luciana
Bernardinello
Glauce Mara Gabry
de Freitas Arder
|
PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
SOBRE O AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA NOS ÚLTIMOS CINCO
ANOS
|
Fernanda Viannay
Siqueira dos Santos
Paulo Pires de
Queiroz
|
9. Contribuições para a elaboração de um programa de Identificação e
Atendimento Educacional Especializado à criança com Altas
Habilidades/Superdotação.
|
Inês Raquel
Zaniboni Guzzo
Lucia de Mello e
Souza Lehmann
|
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) EM MUSEUS
|
Mônica de Oliveira
Lopes
Rita de Cássia M.
C. Vilhena
Janie Garcia da
Silva
|
Tecnologias Assistivas e possibilidades de interação no trabalho
com crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)
|
Tainá Mani
Almeida
Marcella
Moreira Bornal
Priscila
Pires Alves
Vera Lucia
Prudência dos Santos Caminha
|
Caixa
de Luz: Material Pedagógico facilitador do aprendizado do Sistema de Leitura
e Escrita para Cegos - Braille, desenvolvido para pessoas que enxergam
|
Kelly Cristina Martins
Ruth Maria Mariani Braz
Sídio Werdes Sousa Machado
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário