quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

I Encontro Nacional sobre o Ensino de Libras como L2 de Crianças e Adolescentes Ouvintes – I ENELL2




Este evento tem como principal objetivo, fomentar, a nível nacional, a discussão sobre a necessidade de ensinarmos Libras como L2 nas escolas regulares. Para tanto, haverá conferências, mesa redonda, apresentação de trabalhos, criação de GTs (Grupos de Trabalho) para a elaboração de um documento que possa nortear e sistematizar o processo de ensino de Libras como L2.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Porto ICRE'19 - Conferência Internacional do Porto sobre Pesquisas em Educação 2019

Logoicre19.png
O Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education 2019 - decorrerá no Politécnico do Porto, Portugal, entre 17 e 19 de julho de 2019. À semelhança da edição anterior (Porto ICRE’17), o Porto ICRE'19 é organizado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação, uma estrutura que reúne investigadores/as de diferentes áreas inter-relacionadas do conhecimento que contribuem para o estudo abrangente e sistemático da Educação.
A Educação é um processo central na vida dos seres humanos, tanto para os indivíduos, como para as sociedades. Como processo crucial e abrangente, que ocorre desde os primeiros anos e ao longo do ciclo da vida, numa diversidade de situações e de contextos, a Educação tem sido objeto da atenção de investigadores/as, de profissionais, de decisores/as políticos/as e da sociedade em geral.
Sendo um processo complexo, culturalmente contextualizado, a Educação deve ser entendida como um processo multifacetado cujo estudo integra várias áreas científicas e diferentes perspetivas. Neste sentido, o Porto ICRE'19 pretende reunir investigadores, profissionais, outros agentes educativos com interesse na área e estudantes, de diversas áreas académicas, para partilharem e discutirem questões educacionais no âmbito dos temas do Congresso.

Temas do Congresso
Convidam-se os/as autores/as a submeterem propostas de apresentações orais, de simpósios e de posters no âmbito de quatro temas gerais relacionados com a Investigação em Educação:

(a) Formação de Professores

(b) Educação Especial e Inclusão

(c) Cultura, Arte e Educação

(d) Desafios da Sociedade e Educação

Informações : https://porto-icre2019.eventqualia.net/pt/2019/inicio/

6º Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio: "Nada para nós sem nós"

A imagem pode conter: texto
Data: 27 de novembro – 29 de novembro
Local: Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, 01311-000 São Paulo
A 6ª edição do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus: "Nada para nós sem nós" será realizada em São Paulo, Brasil, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2019. Está previsto oferecer um programa paralelo com visitas aos museus no dia 30 Novembro. Os eixos temáticos desta edição são: Participação; Educação, Acessibilidade e Direitos Humanos e Acessibilidade no Patrimônio Histórico. Em breve, iremos divulgar a página oficial do congresso com a programação, datas para envio de comunicados, inscrições e outros detalhes. Esperamos a todos!

Organização: IEB- USP, MAM-SP, Itaú Cultural y Comité Permanente del Congreso Internacional de Educación y Accesibilidad en Museos y Patrimonio (EAMP) Direção Científica: Almudena Domínguez - Universidad de Zaragoza, Antonio Espinosa Ruiz - Vilamuseu, Juan García Sandoval - Museos de la Región Murcia, Viviane Sarraf - IEB-USP, Daina Leyton - MAM-SP, Tayná Menezes e Valéria Toloi - Itaú Cultural Acompanhe aqui o evento.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

*CINTEDES 2019* Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar: RE-IMAGINANDO A ESCOLA INCLUSIVA: POLÍTICAS, PRÁTICAS E INOVAÇÕES



O desejo de realizar um evento no campo da Educação Inclusiva no Brasil, surgiu da interlocução desenvolvida há muitos anos entre os Grupos de Pesquisa Observatório Educação Especial e Inclusão Educacional/UFRRJ, Observatório de Políticas Curriculares e Educação Inclusiva e Observatório de Práticas Escolares/UDESC, Observatório de Políticas Educacionais/UNIVALI, Observatório de Cultura Escolar/UFMS,  Includere/UFPA e o Laboratório de Tecnologias Inclusivas e Inovação/UFSC, com apoio da  Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), e os diferentes parceiros internacionais e nacionais e as redes de ensino.
O objetivo do evento é ser um espaço de discussão das políticas nacionais de Educação Inclusiva a partir do diálogo com os contextos internacionais e locais.

Nesta primeira edição, o foco dos debates apresenta-se na temática deste ano: RE-IMAGINANDO A ESCOLA INCLUSIVA: POLÍTICAS, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. A programação organizada em torno dessa temática prevê conferências internacionais, mesas-redondas com convidados internacionais e nacionais, minicursos, sessões de apresentação de trabalho e relatos de experiência, lançamento de livros, bem como uma extensa programação cultural.

Data: 25 a 27 de junho de 2019

Local do evento: Centro de Cultura e Eventos da UFSC
R. ENG. AGR. ANDREI CRISTIAN FERREIRA, 570
PANTANAL, FLORIANÓPOLIS – SC
CEP 88040-535, BRASIL

Informações, submissão de trabalhos  e inscrições: http://cintedes2019.galoa.com.br/

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

2019: Centenário de Dorina de Gouvêa Nowill - Idealizadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos


CONHEÇA SUA HISTÓRIA

"A Fundação Dorina leva o nome de sua idealizadora, Dorina de Gouvêa Nowill. Mais do que uma fundação, ela deixou a oportunidade de viver com dignidade à pessoa com deficiência visual e, às pessoas que enxergam, uma lição de vida. Perseverança, caridade, resignação e paciência são as lições deixadas por esta paulista que enxergava o mundo com os olhos da alma. Mas quem foi essa mulher e quais eram suas motivações? Saiba mais sobre nossa presidente emérita e vitalícia, que conviveu durante 74 anos com a cegueira e fez disso sua missão de vida.
Dorina nasceu em São Paulo, no dia 28 de maio de 1919 e acabou ficando cega aos 17 anos de idade, vítima de uma doença não diagnosticada. Ela foi a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos, e conseguiu a integração de outra menina cega num curso regular da mesma escola. Posteriormente, Dorina colaboraria para a elaboração da lei de integração escolar, regulamentada em 1956. Percebendo a carência, no Brasil, de livros em braille – sistema de escrita e leitura para cegos –, criou a então Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que iniciou suas atividades em 11 de março de 1946.
Dorina se especializou em educação de cegos no Teacher´s College da Universidade de Columbia, em New York, EUA. Naquela ocasião, participou de uma reunião com a Diretoria da Kellog’s Foundation, onde expôs o problema da falta de livros em braille para cegos brasileiros e a necessidade de se conseguir uma imprensa braille para a Fundação que havia criado no Brasil. Assim, em 1948, a Fundação para o Livro do Cego no Brasil recebeu, da Kellog’s Foundation e da American Foundation for Overseas Blind, uma imprensa braille completa, com maquinários, papel e outros materiais.
Além da educação, outra preocupação de Dorina sempre foi a prevenção da cegueira. Em 1954, ela conseguiu que o Conselho Mundial para o Bem-Estar do Cego se reunisse no Brasil, em conjunto com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Associação Panamericana de Saúde. De 1961 a 1973, Dorina dirigiu a Campanha Nacional de Educação de Cegos do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em sua gestão foram criados os serviços de educação de cegos em todas as Unidades da Federação. Em 1982, Dorina lutou, também, pela abertura de vagas e encaminhamento das pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Durante a Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Dorina conseguiu que a Recomendação 99, sobre a reabilitação profissional, fosse discutida. Em 1983, quando a Conferência da OIT se reuniu no congresso, os representantes do governo brasileiro, dos empresários e dos trabalhadores votaram a favor da proposta do Conselho Mundial para o Bem-Estar do Cego, pela aprovação da Convenção 159 e da Recomendação 168, que convocam os Estados membros a cumprirem o acordo, oferecendo programas de reabilitação, treinamento e emprego para as pessoas com deficiência. Dorina também foi presidente do Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje, União Mundial de Cegos, e recebeu vários prêmios e medalhas nacionais e internacionais ao longo de suas mais de seis décadas de trabalho à frente da Fundação Dorina.
Madrinha da campanha “Acessibilidade: Siga Esta Ideia”, da Prefeitura de São Paulo, Dorina sempre lutou para o desenvolvimento pleno e pela inclusão social das pessoas com deficiência visual. Por isso, trabalhamos há mais de 70 anos para facilitar a inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, por meio de produtos e serviços especializados.
Hoje, nossa Imprensa Braille é uma das maiores do mundo em capacidade produtiva, com produção em larga escala, equipamentos de grande porte, recursos humanos especializados e matéria-prima especial. Há quem diga que, nos últimos 70 anos, não há uma só pessoa cega alfabetizada no Brasil que não tenha tido em suas mãos pelo menos um livro em braille produzido por nós, da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Além dos avanços tecnológicos para a produção dos livros em braille, nós sempre procuramos acompanhar e cumprir as recomendações da UNESCO, no que diz respeito à composição de livros para crianças. Seguindo o empreendedorismo da Dorina, oferecemos ainda, como um dos nossos serviços, a produção de livros falados e livros digitais acessíveis, visando diminuir os problemas de comunicação das pessoas cegas ou com baixa visão ocasionados pela limitação visual.
Dorina Nowill escreveu o livro “… E EU VENCI ASSIM MESMO”, lançado em 1996. A obra foi traduzida para o espanhol, com o título “…Y AUN ASÍ LO HE CONSEGUIDO”, e apresentada em reunião da União Mundial de Cegos na África do Sul, em dezembro de 2004, com distribuição para toda a Europa e América Latina. Além disto, foi o livro que insirou a obra “Para Ver Além”, lançado em 2002, que reúne frases de autoria de sua autoria, sob a organização de Marina Gonzalez. Em seus últimos anos de vida, Dorina se preocupava em difundir o trabalho da fundação que criou, sua experiência e o sistema braille, por meio de trabalhos com a comunidade, professores e palestras requisitadas por empresas, escolas, universidades e instituições de São Paulo e do Brasil.
Em 2009, durante as comemorações dos 200 anos de nascimento de Louis Braille, inventor do sistema braille, ela esteve empenhada em chamar atenção para questões relacionadas à deficiência. Na ocasião, Dorina buscou envolver a sociedade em uma ampla reflexão do uso do sistema como um instrumento indispensável para as pessoas com deficiência visual, tanto na educação quanto no exercício da cidadania com maior independência e autonomia. Neste mesmo ano, quando completou 90 anos, Dorina recebeu diversas homenagens por uma vida inteira dedicada à inclusão das pessoas com deficiência visual nas mais diversas áreas: cultura, educação, saúde e trabalho. Dorina Nowill faleceu em em 29 de agosto de 2010, aos 91 anos de idade."


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - Educação, Inclusão e Direitos Humanos: Interlocuções com a Psicologia Escolar e Educacional

conpe final

ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul convidam a todos e todas para participarem do XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional.

Data: 28 a 31 de agosto de 2019


Tema: “Educação, Inclusão e Direitos Humanos: Interlocuções com a Psicologia Escolar e Educacional”

O objetivo é possibilitar discussões, reflexões e proposições coletivas que subsidiem os profissionais diante dos desafios encontrados no fazer cotidiano, reflexões especialmente nas áreas de Psicologia e Educação Inclusiva.
Palestrantes: renomados conferencistas nacionais e internacionais nas áreas de Psicologia Escolar, Educacional e de Educação.

Trabalhos: Mesas, Simpósios nacionais e internacionais, sessões dialogadas de pôsteres, Fórum de Debates, lançamentos de livros, exposições e muito mais.

INFORMAÇÕEShttps://abrapee.wordpress.com/2019/01/18/xiv-congresso-nacional-de-psicologia-escolar-e-educacional-conpe/


3° Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas


O Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas é uma grande oportunidade para unir os acadêmicos, educadores e gestores educacionais e possibilitar a integração entre eles em um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos da educação, recebendo convidados de renome para discutir variados assuntos de interesse da área da Educação. O Congresso tem o intuito de refletir sobre as implicações das políticas educacionais nas redes educacionais; reconhecer o educando como sujeito de direitos, protagonistas em diferentes sentidos, experiências e horizontes; e analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, visando uma educação de qualidade.
Também tem o objetivo de reunir contribuições científicas, através de trabalhos apresentados pelos congressistas, com o propósito de discutir e apontar resultados de pesquisas e estudos, propor novas intervenções e indicar necessidades de novos estudos em cada área de abrangência da educação, através de submissão de trabalhos científicos. Somando-se a isso, o Congresso conta ainda com uma Feira de Educação com editoras e livrarias específicas da área, além de empresas relacionadas.
O Congresso conta com um corpo técnico e acadêmico não só do IF Sul de Minas, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos, como também, contribuições de professores, mestres e doutores da Puc Minas, UEMG, Unifal dentre outras importantes entidades acadêmicas. Além da fundamental parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas.

Datas: 06 e 07 de junho de 2019.

INSCRIÇÕES:

EIXOS TEMÁTICOS:
  • Currículo, metodologia e práticas de ensino educação e diversidade 
  • Educação em espaços não formais
  • Educação Tecnológica e Profissional 
  • Ética, direitos humanos e cidadania 
  • Formação inicial, continuada e valorização dos profissionais em Educação 
  • Fundamentos da Educação : História,  Filosofia e Sociologia da Educação
  • Gestão educacional democrática e avaliação 
  • Integração entre educação e mundo do trabalho 
  • Sistemas de educação e políticas públicas 
  • Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação  

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ 14 DE ABRIL DE 2019

O Congresso destina-se a:

  • Acadêmicos - Estudantes de graduação, pós-graduação e outras;
  • Educadores – professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, áreas de humanas em geral;
  • Gestores educacionais – Diretores de universidade e escolas, profissionais de áreas 
  • administrativas na Educação; 
  • Entidades vinculadas à Educação – Escolas, Universidades, Institutos Federais, empresas privadas, dentre outros.

domingo, 20 de janeiro de 2019

1º Encontro de Diversidade e Inclusão de Nova Friburgo - O que é o Autismo?

1º Encontro de Diversidade e Inclusão de Nova Friburgo - O que é o Autismo?

Nenhuma descrição de foto disponível.


Quando ? : Sábado, 16 de fevereiro de 2019, de 08:00 às 18:00
Onde? Associação Educacional São José - Rua José Ernesto Knust, Nova Friburgo - RJ
Conselheiro Paulino, Nova Friburgo - RJ

1º Encontro de Diversidade e Inclusão de Nova Friburgo - O que é o Autismo? tem a finalidade de promover a discussão sobre o tema Autismo em abordagens multidisciplinares, fortalecendo a cooperação entre profissionais da educação, familiares de pessoas com transtorno do espectro autista, fonaudiológos, psicopedagogos, psicólogos, médicos entre outros profissionais incentivando parcerias para atender a demanda da sociedade quanto a este tema.

Em sua primeira edição, abordaremos o tema Autismo, englobando atualidades sobre questões diagnósticas, intervenções terapêuticas e pedagógicas, além de políticas de inclusão.

sábado, 19 de janeiro de 2019

1° Congresso Internacional sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e 1° Encontro Internacional de Associações, Familiares e Cuidadores de Autistas




Data: 27 a 29 de junho de 2019
LOCAL: Hotel Windsor - Barra, Rio de Janeiro

Os Congressos têm a finalidade de promover o conhecimento em alto nível sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, em abordagens multidisciplinares, para atualizar profissionais em novas tecnologias para autismo e possibilitar a criação de protocolos anuais para melhorar as condutas dos médicos brasileiros no atendimento dos pacientes autistas, em conjunto com as associações médicas, como a ABENEPI. Os eventos visam à união entre autistas, pais, cuidadores e pessoas interessadas no tema num evento que reúna informações relevantes e atualizadas, fóruns de discussão e identificação de lacunas a serem sanadas por profissionais, pais e cuidadores no trato de pessoas com autismo. Estes encontros concomitantes são  voltados, respectivamente, para profissionais da saúde, profissionais da educação, familiares, cuidadores, associações e interessados.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Chamada para submissão de capítulo no volume 6 do e-book Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão

📣 Submeta um capítulo no volume 6 do
e-book Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão!📢Imagem relacionada

Está aberto o prazo para a submissão de capítulos  para o volume 6 do e-book Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão. Estamos aceitando envios até o dia 31 de março de 2019. O texto deve conter foto com todos autores juntos (foto do busto SEM crachás e pôster no fundo), de 5 a 10 páginas, Arial 12, espaço 1,5, sem subtítulos, referência segundo normas da ABNT 2018. Aqueles que desejarem publicar mais de um capítulo deverão pagar R$ 8,00 por lauda.

Todos os autores devem estar associados em 2019.

Valores da anuidade em 2019:

·    Ensino Médio= R$ 15,00

·   Graduação= R$ 20,00

·   Pós-graduando= R$ 40,00

·   Professor de Educação Básica R$ 60,00

·   Professor Universitário = R$ 70,00

·   Funcionário Público = R$ 70,00

·   Profissional Liberal = R$ 70,00

·   Empresas = R$ 400,00


⇨ Dados bancários da ABDIn para quitação da anuidade:
Banco do Brasil
Ag. 0072-8
CC. 00092196-3
CNPJ 22.962.530/0001-53

⇨ Para submeter, envie seu trabalho e o comprovante de quitação  para o e-mail  abdin.rejane@gmail.com.