Estão disponíveis o edital de seleção, em língua portuguesa e libras; a bibliografia para as provas e o formulário online de inscrições para a primeira turma do Doutorado Acadêmico em Ciências, Tecnologias e Inclusão (CTIn). Vinculado ao Instituto de Biologia, o Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTIn é mais uma conquista da UFF, que conta com mais de 80 programas de Pós-Graduação em diferentes áreas, alguns situados dentre os melhores do país, segundo avaliações periódicas realizadas pela CAPES. O Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) está localizado no Instituto de Biologia, no campus do Valonguinho, da Universidade Federal Fluminense, no centro da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Contatos: E-mail: pcti.egb@id.uff.br | Telefone com atendimento ao público de 10-12 h:(21) 26292350
A criação desse doutorado vem confirmar o protagonismo da Universidade Federal Fluminense como uma referência na área de acessibilidade e inclusão. Em 2013, a UFF foi pioneira ao criar o Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão(CMPDI), que trouxe para a academia uma proposta vanguardista. Às vésperas de iniciar a seleção da sétima turma, o CMPDI é reconhecido dentro e fora do país e acaba de alcançar um marco importante, com a conclusão de sua 183ª dissertação.
A criação desse doutorado vem confirmar o protagonismo da Universidade Federal Fluminense como uma referência na área de acessibilidade e inclusão. Em 2013, a UFF foi pioneira ao criar o Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão(CMPDI), que trouxe para a academia uma proposta vanguardista. Às vésperas de iniciar a seleção da sétima turma, o CMPDI é reconhecido dentro e fora do país e acaba de alcançar um marco importante, com a conclusão de sua 183ª dissertação.
A concepção de inclusão do PGCTIn se trata de uma atitude proativa de mudança para o trabalho pedagógico com diferentes indivíduos. Além da diversidade de um público-alvo de políticas de inclusão que apresenta deficiências de diversos tipos: intelectual, física, sensorial, comunicacional (transtornos do espectro do autismo) e múltipla, se inclui nessa perspectiva os alunos com altas habilidades ou superdotação localizados no ensino formal ou não-formal em diferentes contextos sociais: campo, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros. A concepção de diversidade, que vai além de Ciências, Tecnologias e Inclusão, também foi adotada neste programa de pós e se apresenta como a expressão da singularidade de cada ser humano, independentemente de idade, gênero, nível socioeconômico ou cultural. A adoção dessas concepções criam uma identidade única para o PGCTIn, quando comparado aos outros da área interdisciplinar da CAPES.
A discussão sobre a criação do Curso de Doutorado Acadêmico em Ciências, Tecnologias e Inclusão (CTIn) gerou uma proposta pedagógica baseada em um núcleo de docentes de cunho multi e interdisciplinar, cujo intuito é proporcionar a formação científica de um pesquisador da área de diversidade e inclusão, com perfil autônomo na pesquisa da área, multiplicador e divulgador, capaz de fazer escolhas e de responsabilizar-se pelas decisões tomadas e assumidas, apto a definir o seu caminho profissional através das competências adquiridas. O objetivo principal do PGCTIn é dar a cada mestre matriculado, formado pela área de ensino ou por outras áreas, a oportunidade de pesquisar e criar suas hipóteses na área de Ciências, Tecnologias e Inclusão, culminando no ato divulgar os resultados alcançados. Assim, se torna imperativo investir na formação deste público, não no sentido de torná-lo um depositário de informações, mas um indivíduo capaz de buscar e processar o conhecimento de maneira autônoma (FREIRE, 1982, 1984). O papel de reprodutor de conhecimento e detentor único do saber foi transformado no PGCTIn em um doutor qualificado, coordenador de atividades de pesquisa, responsável por refletir profundamente inclusive em como divulgar sempre os resultados alcançados.
O corpo docente do curso proposto é formado atualmente por 14 pesquisadores membros permanentes e 2 colaboradores. Esses se destacam pela produção de artigos científicos, livros, capítulos de livros, audiolivros e materiais/kits didáticos e já atuam em grupos Interdisciplinares. Eles são reconhecidos por órgãos de fomento como a FAPERJ, CAPES e CNPq, com projetos contemplados em editais de apoio à melhoria de escolas públicas e produção de materiais didáticos. Além desse perfil produtivo, esses pesquisadores mantêm colaborações internacionais com diversos centros de pesquisa em diferentes países, com o destaque especial às colaborações realizadas com a Universidade do Minho (Portugal), Lamar University, Universidade de Pittsburgh, Johns Hopkins University e Utulsa University (EUA), a Swansea University (Reino Unido) e o European Sign Language Centre - Centro de Línguas Gestuais Europeias (Suécia) e UnivAQ (Itália).
O modelo do curso é constituído de duas dimensões: eixos horizontais que representam as linhas de pesquisa do curso, nos quais as disciplinas objetivam a aquisição de habilidades específicas, e um eixo vertical, que representa os temas principais (Ciências, Tecnologias e Inclusão) em sua unidade estrutural que perpassa a formação de todas as linhas. Uma terceira dimensão, a resultante destes vetores, representa a síntese dada pela obtenção dos conceitos de aplicabilidade, interdisciplinaridade e percepção histórica, ocorrendo principalmente nas disciplinas de Bases das Ciências,Tecnologias e Inclusão e Estágio em Divulgação e Docência do Núcleo Básico Obrigatório.
O corpo docente do curso proposto é formado atualmente por 14 pesquisadores membros permanentes e 2 colaboradores. Esses se destacam pela produção de artigos científicos, livros, capítulos de livros, audiolivros e materiais/kits didáticos e já atuam em grupos Interdisciplinares. Eles são reconhecidos por órgãos de fomento como a FAPERJ, CAPES e CNPq, com projetos contemplados em editais de apoio à melhoria de escolas públicas e produção de materiais didáticos. Além desse perfil produtivo, esses pesquisadores mantêm colaborações internacionais com diversos centros de pesquisa em diferentes países, com o destaque especial às colaborações realizadas com a Universidade do Minho (Portugal), Lamar University, Universidade de Pittsburgh, Johns Hopkins University e Utulsa University (EUA), a Swansea University (Reino Unido) e o European Sign Language Centre - Centro de Línguas Gestuais Europeias (Suécia) e UnivAQ (Itália).
O modelo do curso é constituído de duas dimensões: eixos horizontais que representam as linhas de pesquisa do curso, nos quais as disciplinas objetivam a aquisição de habilidades específicas, e um eixo vertical, que representa os temas principais (Ciências, Tecnologias e Inclusão) em sua unidade estrutural que perpassa a formação de todas as linhas. Uma terceira dimensão, a resultante destes vetores, representa a síntese dada pela obtenção dos conceitos de aplicabilidade, interdisciplinaridade e percepção histórica, ocorrendo principalmente nas disciplinas de Bases das Ciências,Tecnologias e Inclusão e Estágio em Divulgação e Docência do Núcleo Básico Obrigatório.
O profissional formado será capaz de elaborar, participar e gerir projetos individuais e coletivos, cujos objetivos fundamentais norteiam a construção de uma sociedade democrática, solidária e inclusiva. Trata-se de um doutor que tem como cenário para a sua pesquisa os espaços da sociedade, formais ou não formais, com uma visão inclusiva.
As inscrições para a turma 2019.2 vão até às 23h59min do dia 8 de maio de 2019. Visite o site do curso AQUI e acompanhe todas as informações oficiais.
Sou aluna do CMPDI 2019.2, muito boas as informações que encontrei aqui!
ResponderExcluir