quarta-feira, 19 de junho de 2019

Nova diretoria assume a Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn)






Aconteceu no dia 18 de junho de 2019, no município de Niterói-RJ,  a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (quadriênio 2019-2023). A nova Plataforma Político-Administrativa ressalta o apoio incondicional à defesa dos direitos humanos, em especial aos direitos das pessoas com deficiências, apoio aos movimentos sociais para a garantia do exercício pleno da cidadania, especialmente das minorias e daqueles que vivem em condições de vulnerabilidade social, apoio a todas as formas de socialização do conhecimento sobre a diversidade humana e a inclusão social – filmes, livros, seminários, cursos e congressos – e o estabelecimento de parcerias interinstitucionais com entes públicos e privados, ao nível municipal, estadual e federal, que defendem a grande causa da diversidade, da inclusão social e da dignidade humana.
A equipe é  composta por Luiz Antonio Botelho Andrade (Presidente); Adriana Neves Barreto de Lima (Vice-Presidente); Neuza Rejane Wille Lima (Tesoureira); Aimi Tanikawa de Oliveira (2a tesoureira); Symone Mesquita (Secretária); Mariana da Cunha Teixeira (Secretária executiva);  Andréa Faria (Assistente de divulgação).
Curta, compartilhe e acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/Associação-Brasileira-de-Diversidade-e-Inclusão-ABDIn-333660504200896

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Iniciação Científica e Vocação Científica: estratégia para identificar alunos com altas habilidades ou superdotação é tema de palestra na Fiocruz

Resultado de imagem para superdotação 
A palestra Iniciação Científica e Vocação Científica: estratégia para identificar alunos com altas habilidades ou superdotação, ministrada pela Profa. Dra. Cristina Delou,  compõe o seminário temático #12 da linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde, da Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/FIOCRUZ). O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece no dia 18 de junho de 2019, às 10 h. O local é o Auditório Maria Deane - Pavilhão Leônidas Deane - Instituto Oswaldo Cruz - Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 |Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Nova presidência da ABDIn toma posse


No dia 18 de junho de 2019, o  presidente eleito, Luiz Antonio Botelho Andrade,  e a vice, Adriana Neves, tomarão posse de seus cargos na Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão. O evento acontecerá às 14 h 30, na CDL, situado à Rua Andrade Neves, 31, Centro, Niterói, Rio de Janeiro. Todos estão convidados! 

sábado, 8 de junho de 2019

Chapa Diversidade e Inclusão é eleita como nova presidência da ABDIn

Com 92,3% de votos a favor, vence a chapa Diversidade e Inclusão, composta por Luiz Antonio Botelho Andrade (UFF) e Adriana Neves de Lima (FME Niteroi)


Ao todo, 26 associados votaram. Parabéns aos futuros presidente e vice-presidente da ABDIn! 

terça-feira, 4 de junho de 2019

domingo, 2 de junho de 2019

Escola de Idiomas CNA cria guia gratuito com dicas para receber aluno com deficiência


Devido a um aumento significativo da procura de suas unidades por pessoas com as mais diversas  deficiências : físicas, sensoriais, intelectuais, o CNA, uma das maiores redes de idiomas do país, com cerca de 400 mil alunos, resolveu agir para melhor atender esse público. O comando do grupo reuniu as principais dúvidas levantadas por professores e diretores em relação à didática, comportamento, e interação com os alunos com deficiência em sala, chamou especialistas que conhecem demandas específicas desse público, e desenvolveu o guia Entender para Incluir. A ação é pioneira entre as redes de educação de idiomas do País. 
O material encontra-se  disponível para download gratuito AQUI


quarta-feira, 29 de maio de 2019

II Colóquio sobre Tecnologia Assistiva e Inclusão debaterá políticas, inovação e autonomia da pessoa com deficiência


Trazendo a temática "políticas, inovação e autonomia da pessoa com deficiência", o  evento acontece gratuitamente no dia 12 de junho de 2019, das 9 h às 17 h. Será no Instituto Nacional de Tecnologia,  que está situado em Av. Venezuela, 82, 4¤ andar - Auditório, Rio de Janeiro - Praça Mauá - RJ.
As inscrições devem ser feitas através do e-mail eventos@int.gov.br.  Inscritos que participarem receberão certificado.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

IV Semana de Letras-Libras da UFRJ

Vem aí a IV Semana de Letras-Libras da UFRJ. Ela acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2019; das 16 h às  21 h 30.  O local do evento será o Auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ, campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ. As inscrições acontecerão, gratuitamente, no  local do evento. Você pode acessar a programação AQUI.
Dúvidas e informações adicionais, fazer contato AQUI

quinta-feira, 16 de maio de 2019

I Simpósio Interdisciplinar em Tecnologias Assistivas




Evento destinado a profissionais da área de Design, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, graduandos, pessoas com deficiência física e demais interessados. Serão apresentadas e discutidas soluções que pretendem contribuir com a facilitação da mobilidade, atividade de vida diária, conforto, segurança, educação, esporte, atividade de vida prática, da pessoa com deficiência física, visando ganho de independência funcional.

Data do evento : 28 de junho de 2019.

Horário: 8 h às 17 h.

Atividades : Palestras; Mesa-Redonda; Apresentação de Protótipos; Apresentação de Banners;  Mostra de recursos e equipamentos.

Público-alvo : Profissionais da reabilitação física, graduados; pessoas com deficiência e demais interessados.

Local : ANDEF- NITERÓI. Rodovia Prefeito João Sampaio, 4830, Rio do Ouro, Niterói-RJ.

Submissão de trabalhos : 3 a 14 de junho de 2019.

Inscrições abertas a partir de  20 de maio de 2019



quarta-feira, 8 de maio de 2019

Convocação para eleição da Presidência e Vice-Presidência da ABDIn- gestão 2019 a 2023



A atual presidência e vice-presidência da Associação está com o mandato  chegando ao seu fim. Foram quatro anos de conquistas e desafios!!!

Assim, convoco todos os associados a participar da Eleição da Nova diretoria da ABDIn.

A eleição é para Presidente e Vice-presidente.

Conforme nosso estatuto:

- Capítulo III
Da Administração :

Artigo 14º. A Associação será administrada por uma Diretoria Nacional, constituída do Presidente, do Vice-Presidente, do Secretário, 1º. e 2º. Tesoureiros, apoiada na Secretaria Executiva e regulada pelo Conselho Consultivo, Fiscal e Arbitral.

§ 1º. - Apenas associados ativos e atuantes poderão ocupar cargos na Diretoria nacional e no Conselho Consultivo, Fiscal e Arbitral.

§ 2º. - O Presidente e o respectivo Vice-Presidente serão eleitos para um mandato de quatro anos, a partir de chapas previamente inscritas, por meio de ofício encaminhado à diretoria, sendo permitida uma recondução sucessiva ao cargo.

§ 3º. - O Presidente estará imediatamente impedido de exercer seu mandato no momento em que receber o terceiro Voto de Censura do Conselho Consultivo, Fiscal e Arbitral.

§ 4º. - A Secretaria Executiva será dirigida pelo Secretário Executivo, podendo ser auxiliado por profissionais contratados com recursos próprios da Associação, com finalidade de dar continuidade administrativa aos trabalhos, planos e projetos da associação, de acordo com as decisões da Diretoria.

§ 5º. - A cada quatro anos, a presidência será assumida pelo Presidente e Vice-presidente eleitos. Os cargos de Secretário, Tesoureiro, Secretário Executivo e 1º. e 2º. Tesoureiros dos veículos de comunicação da ABDIn são cargos de confiança do Presidente, a quem cabe a escolha dos membros para ocupá-los podendo trocá-los sem consulta prévia.

§ 6º. - A eleição para os cargos de Presidente, Vice-presidente e membros do Conselho Consultivo, Fiscal e Arbitral será feita por via postal, comum ou eletrônica, sendo iniciado o processo eleitoral quando forem cumpridos ¾ do mandato do Presidente em exercício.

§ 7º. - A partir do momento da sua eleição, o Presidente eleito deverá tomar parte e ser ouvido em todas as decisões da Diretoria em exercício.

§ 8º. - O Conselho Consultivo, Fiscal e Arbitral será constituído pelo Presidente em exercício, pelo Presidente eleito, pelo ex-Presidente imediato e por cinco associados ativos ou atuantes, em pleno gozo de seus direitos.

§ 9º. - Deverão ser eleitos um suplente para cada um dos membros ativos ou atuantes do Conselho Consultivo, Fiscal e Arbitral.

Portanto, aguardo inscrição de chapa (PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE) via envio de ofício para este e-mail (abdin.rejane@gmail.com) até 16 de maio de 2019, 23: 59h.

As chapas inscritas e seus programas de ações (opcional) serão divulgados na página principal do blog da ABDIn -  https://abdindiversidadeeinclusao.blogspot.com/

A eleição será realizada eletronicamente nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2019.

Somente os associados que se cadastrarem no formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhUMVOn8PkHCt6tTt4Mqk9P6rLvDr5i3xFkoN6grXH0Wnv8A/viewform e que também quitarem anuidade até o dia 17 de maio de 2019 receberão o link do Formulário  para votar.

Teremos que fazer uma assembléia no dia 23 de maio para homologar a eleição  e produzir uma ATA.  Local e horário da Assembleia serão divulgados em breve.

Precisamos dessa Ata para registrar a nova diretoria junto ao 1o. Ofício de Niterói e depois notificar ao gerente da nossa conta corrente no Banco do Brasil. Tudo isso dever ocorrer até 5 de junho de 2019.

Não sou candidata à reeleição.
Eu me comprometo a participar ativamente na transição e posso continuar na divisão de publicações e de divulgação da ABDIn se a nova diretoria assim desejar.

Lembro que qualquer associado que estiver em dia com a ABDIn poderá montar chapa e se candidatar.

Sempre contando com a colaboração de todos, 

Atenciosamente,

Profa. Dra. Rejane Lima  (presidente 2015-2019)

******************************************************************************************************

CONFIRA os Candidatos à Diretoria:

CHAPA 1

🔔🔔🔔🔔🔔🔔🔔🔔🔔🔔
👉Nossa assembleia para Homologar a eleição será:
Dia 23 de maio de 2019
Local: sala 306 do Bloco A do Campus do Gragotatá da UFF - Rua Alexandre Moura, 8 - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-200
Horário: 14:30 h 

******************
Informamos que a eleição contou com  18 votos válidos. Entretanto, na data de hoje, 23 de Maio, o presidente eleito abdicou ao cargo. Em breve, teremos nova eleição. Aguarde novas informações. 


quarta-feira, 1 de maio de 2019

II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar


A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará, sob a coordenação do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE) da Faculdade de Educação, o II Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusiva, a ser realizada em Belo Horizonte, no período de 11 a 13 de Setembro de 2019.

Período de inscrição: 15/04 a 31/07

Link para inscrição:

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Lei Estadual, sancionada no Rio de Janeiro, institui a criação de escolas públicas bilíngues para surdos

Resultado de imagem para surdos

Foi sancionada, no dia 18 de abril de 2019, no estado do Rio de Janeiro, a lei n. 8.383, que institui a criação de escolas públicas que ofereçam aos surdos uma educação bilíngue (língua brasileira de sinais [LIBRAS] e língua portuguesa). No modelo bilíngue, a LIBRAS será considerada como língua de comunicação e de instrução e entendida como componente curricular que possibilite aos surdos o acesso ao conhecimento, a ampliação do uso social da língua nos diferentes contextos e a reflexão sobre o funcionamento da língua e da linguagem em seus diferentes usos.  A língua portuguesa, como segunda língua, deverá contemplar o ensino da modalidade escrita, considerada como fonte necessária para que o aluno surdo possa construir seu conhecimento, para uso complementar e para a aprendizagem das demais áreas de conhecimento. Estas escolas estarão vinculadas à Secretaria Estadual de Educação, destinando-se a crianças, jovens e adultos com surdez, surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções, e surdocegueira. Elas atenderão as etapas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio  e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Confira o documento, na íntegra, aqui

O Boticário celebra a diversidade e inclusão, em seu emocionante comercial de Dia das Mães, deste ano


Assista este vídeo comovente, inspirado na história real de uma mãe, Eridan, e seu filho, Willian, um jovem com Síndrome de Down.

TRANSCRIÇÃO DO DIÁLOGO:
- Eu sempre me emociono no Dia das Mães, principalmente com a minha irmã. (tia do jovem com  Síndrome de Down)
- Meu filho é incrível. Há um tempo, ele me disse que queria ser advogado. Eu achava que o dom dele era outro, mas aí, eu pensei... eu sempre o encorajei a tomar as próprias decisões, a correr atrás dos seus sonhos, e foi isso que ele fez... Passou em Direito! (mãe do jovem com Síndrome de Down)
(música ao fundo)
- Mãe, eu te amo! (fala do jovem com Síndrome de Down, que entrega um presente à sua mãe)

- Elas são incríveis, mas quase nunca falamos pra elas. Conta pra sua! (fala de uma narradora, ao final do vídeo.)

quinta-feira, 18 de abril de 2019

XI COLÓQUIO DE SURDOS - protagonismo e empoderamento: refletindo sobre o ser surdo


O evento acontece no dia 25 de maio de 2019, das 8 às 17 h 30, no auditório da UFRRJ- Campus Nova Iguaçu. Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira, S/N, Moquetá, Nova Iguaçu, RJ.

INSCRIÇÕES AQUI.



Curso de Agente de apoio à inclusão escolar - Inscrições abertas até 23 de abril


Unidade onde o curso será oferecido: FAETEC Divin - Rua Clarimundo de Melo Nº 847 - Quintino, Rio de Janeiro.

O curso é GRATUITO.

Pré-requisitos: Curso de Formação de Professores de nível médio completo/ profissionais da área de educação (professores, instrutores, orientadores educacionais e pedagogos) com formação concluída ou cursando / Carga Horária: 160 h/a

Quantidade de vagas: 30

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Congresso Catarinense de Educação Especial

Congresso Catarinense de Educação Especial

Promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em colaboração com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento tem como objetivo ampliar e atualizar o conhecimento técnico-científico na área da Educação Especial, aproximando pesquisadores, profissionais e instituições que atuam nesta área em Santa Catarina.

O evento ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, de 9 a 11 de setembro de 2019 e apresentará uma ampla programação com com palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e estadual, apresentação de comunicações orais e pôsteres, além de mesas redondas e fóruns de discussão que contarão com a participação de representantes das principais instituições e associações atuantes na Educação Especial em Santa Catarina.

Entre os destaques da programação estão as palestras “Políticas públicas em educação especial”, apresentada pelo Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), e “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, apresentada pela Profª Dra. Rosalba Maria Cardoso Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais detalhes da programação e do cronograma de inscrições para participação e apresentação de trabalhos serão divulgados em breve através do site: ccee2019.udesc.br.

E-mail para dúvidas: ccee2019@fcee.sc.gov.br.

Abaixo o link do evento:

segunda-feira, 15 de abril de 2019

I Café Inclusivo : Múltiplos olhares sobre a prática da inclusão


I CAFÉ INCLUSIVO: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A PRÁTICA DA INCLUSÃO
Data e horário: 15 de maio de 2019, às 18 horas.

Local: INFES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- Av. João Jasbick, s/n, Bairro Aeroporto, Santo Antônio de Pádua - RJ . CEP: 28470-000 

Inscrições: de 15/04 a 15/05, pelo link: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQ0lmfknp7Cio3sCPwuDbIzABVX8jbV6OZfR1a5WYypE4q6Q/viewform

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Bate-Papo sobre Síndrome de Down - Evento Gratuito


PROGRAMAÇÃO
*👉 Cuidados com a saúde na síndrome de Down:* com Dra. Erica Coelho - pediatra intensivista, especialista em medicina integrativag com foco em síndrome de Down.

*👉 Alimentação Inclusiva:* com Gabrielle Corrêa - nutricionista clínica funcional com foco em síndrome de Down, autismo e TDAH._

*👉 Inclusão no Mundo do Trabalho:* com Pedro Azevedo - técnico em guia de turismo e promotor de eventos.

Dia 04 de maio, das 8h às 12h

📌 Local
Auditório do Caminho Niemeyer
Rua Professor Plínio Leite S/N, Centro - Niterói.

Entrada Franca
Não é necessário fazer inscrição.

📢 Informações:
21. 98117-7984 (Daniele Sant Anna)
nitdownrj@gmail.com
@nitdownoficial


terça-feira, 9 de abril de 2019

Doutorado acadêmico em Ciências, Tecnologias e Inclusão - UFF abre inscrições para sua primeira turma



Ciências,Tecnologias e Inclusão é o novo curso, modalidade doutorado acadêmico, lançado pela UFF - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Estão disponíveis  o edital de seleção, em  língua portuguesa e libras; a bibliografia para as provas e o formulário online de inscrições para a  primeira turma do Doutorado Acadêmico  em Ciências, Tecnologias e Inclusão (CTIn). Vinculado ao Instituto de Biologia, o Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTIn  é mais uma conquista da UFF, que conta com mais de 80 programas de Pós-Graduação em diferentes áreas, alguns situados dentre os melhores do país, segundo avaliações periódicas realizadas pela CAPES. O Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) está localizado no Instituto de Biologia, no campus do Valonguinho, da Universidade Federal Fluminense, no centro da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. ContatosE-mail: pcti.egb@id.uff.br | Telefone com atendimento ao público de 10-12 h:(21) 26292350

A criação desse doutorado vem confirmar o protagonismo da Universidade Federal Fluminense como uma referência na área de acessibilidade e inclusão. Em 2013,  a UFF foi pioneira ao criar o Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão(CMPDI), que trouxe para a academia uma proposta vanguardista. Às vésperas de iniciar a seleção da sétima turma, o CMPDI é reconhecido dentro e fora do país e acaba de alcançar um marco importante, com a conclusão de sua 183ª dissertação.

A concepção de inclusão do PGCTIn se trata de uma atitude proativa de mudança para o trabalho pedagógico com diferentes indivíduos. Além da diversidade de um público-alvo de políticas de inclusão que apresenta deficiências de diversos tipos: intelectual, física, sensorial, comunicacional (transtornos do espectro do autismo) e múltipla, se inclui nessa perspectiva os alunos com altas habilidades ou superdotação localizados no ensino formal ou não-formal em diferentes contextos sociais: campo, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros. A concepção de diversidade, que vai além de Ciências, Tecnologias e Inclusão, também foi adotada neste programa de pós e se apresenta como a expressão da singularidade de cada ser humano, independentemente de idade, gênero, nível socioeconômico ou cultural. A adoção dessas concepções criam uma identidade única para o PGCTIn, quando comparado aos outros da área interdisciplinar da CAPES.

A discussão sobre a criação do Curso de Doutorado Acadêmico em Ciências, Tecnologias e Inclusão (CTIn) gerou uma proposta pedagógica baseada em um núcleo de docentes de cunho multi e interdisciplinar, cujo intuito é proporcionar a formação científica de um pesquisador da área de diversidade e inclusão, com perfil autônomo na pesquisa da área, multiplicador e divulgador, capaz de fazer escolhas e de responsabilizar-se pelas decisões tomadas e assumidas, apto a definir o seu caminho profissional através das competências adquiridas. O objetivo principal do PGCTIn é dar a cada mestre matriculado, formado pela área de ensino ou por outras áreas, a oportunidade de pesquisar e criar suas hipóteses na área de Ciências, Tecnologias e Inclusão, culminando no ato divulgar os resultados alcançados. Assim, se torna imperativo investir na formação deste público, não no sentido de torná-lo um depositário de informações, mas um indivíduo capaz de buscar e processar o conhecimento de maneira autônoma (FREIRE, 1982, 1984). O papel de reprodutor de conhecimento e detentor único do saber foi transformado no PGCTIn em um doutor qualificado, coordenador de atividades de pesquisa, responsável por refletir profundamente inclusive em como divulgar sempre os resultados alcançados.

O corpo docente do curso proposto é formado atualmente por 14 pesquisadores membros permanentes e 2 colaboradores. Esses se destacam pela produção de artigos científicos, livros, capítulos de livros, audiolivros e  materiais/kits didáticos e já atuam em grupos Interdisciplinares.  Eles são reconhecidos por órgãos de fomento como a FAPERJCAPES e CNPq, com projetos contemplados em editais de apoio à melhoria de escolas públicas e produção de materiais didáticos. Além desse perfil produtivo, esses pesquisadores mantêm colaborações internacionais com diversos centros de pesquisa em diferentes países, com o destaque especial às  colaborações realizadas com a Universidade do Minho (Portugal), Lamar UniversityUniversidade de PittsburghJohns Hopkins University e Utulsa University (EUA), a Swansea University (Reino Unido) e o European Sign Language Centre - Centro de Línguas Gestuais Europeias (Suécia) e UnivAQ (Itália).

O modelo do curso é constituído de duas dimensões: eixos horizontais que representam as linhas de pesquisa do curso, nos quais as disciplinas objetivam a aquisição de habilidades específicas, e um eixo vertical, que representa os temas principais (Ciências, Tecnologias e Inclusão) em sua unidade estrutural que perpassa a formação de todas as linhas. Uma terceira dimensão, a resultante destes vetores, representa a síntese dada pela obtenção dos conceitos de aplicabilidade, interdisciplinaridade e percepção histórica, ocorrendo principalmente nas disciplinas de Bases das Ciências,Tecnologias e Inclusão e Estágio em Divulgação e Docência do Núcleo Básico Obrigatório.

O profissional formado será capaz de elaborar, participar e gerir projetos individuais e coletivos, cujos objetivos fundamentais norteiam a construção de uma sociedade democrática, solidária e inclusiva. Trata-se de um doutor que tem como cenário para a sua pesquisa os espaços da sociedade, formais ou não formais, com uma visão inclusiva.

As inscrições para a turma 2019.2 vão até às 23h59min do dia 8 de maio de 2019Visite o site do curso AQUI e acompanhe todas as  informações oficiais. 

quarta-feira, 3 de abril de 2019

2º EDINF - Altas Habilidades ou Superdotação: o que é e como identificar? acontecerá em maio, na cidade de Nova Friburgo (RJ)


O 2º EDINF - Encontro de Diversidade e Inclusão de Nova Friburgo - Altas Habilidades ou Superdotação: o que é e como identificar? tem a finalidade de promover a discussão sobre o tema e fortalecer a cooperação entre profissionais da educação, familiares de pessoas com altas habilidades ou superdotação, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, médicos entre outros profissionais, incentivando parcerias para atender a demanda da sociedade quanto a este tema. Em sua segunda edição, abordaremos o tema Altas Habilidades ou Superdotação, englobando atualidades sobre questões diagnósticas, intervenções terapêuticas e pedagógicas, além de políticas de inclusão.
Em parceria com a UFF e o Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, o evento conta com as presenças das principais pesquisadoras do assunto: 
  • Dra. Cristina Delou; 
  • Dra. Fernanda Serpa e 
  • Dra. Lúcia Lehmann.
Ainda contará com as  presenças da psicóloga e Psicopedagoga Inês Raquel Guzzo e a fonoaudióloga Simone Nunes Rocha.

Serão tratados os seguintes tópicos:
  •  Política Pública para AH/SD;
  •  Conceitos de AH/SD e áreas de manifestação;
  •  Como visualizar AH/SD na sala de aula;
  •  Portfólio de Identificação Pedagógica;
  •  Instrumentos de identificação na sala de aula;
  •  Encaminhamento para AEE (2.a matrícula e Censo do INEP/Fundeb);
  • Análise do Modelo Triádico de Renzulli e do ensino problematizador de Paulo Freire;
  •  Dislexia, práticas para o sucesso escolar
🔔Dia 25/05/2019, sábado -  8h às 17h
Sede do NAE: Rua Lafaiete Bravo Filho, número 80 Conselheiro Paulino,  Nova Friburgo, RJ. CEP: 28633-390

quarta-feira, 6 de março de 2019

II Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação e II Jornada Paranaense de Altas Habilidades/ Superdotação

A imagem pode conter: texto
II Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação; II Jornada Paranaense de Altas Habilidades/ Superdotação  acontecerão de forma simultânea entre os dias 08 e 11 de outubro de 2019, na cidade de Guarapuava, região centro sul do estado do Paraná, Brasil e pretendem discutir a VULNERABILIDADE relativa as pessoas superdotadas, dialogando sobre perspectivas atuais e futuras. Esta é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa em Educação - LAPE vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste, com apoio da Fundação Araucária, PORSPEP, Universidade Federal do Paraná, Universidade Portucalense, Universidade do Estado do México, Faculdades Guairacá, Núcleos de Educação de Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Prefeitura Municipal de Guarapuava e NAAH/S. 

Inscrições e submissões de trabalhos serão aceitas até 14 de  junho de 2019. Clique aqui para ter acesso às normas de submissão, cronograma e inscrição no evento. 



segunda-feira, 4 de março de 2019

MINICURSO Identificação de Alunos com AH/SD na família e na escola: caminho para o AEE


MINICURSO Identificação de Alunos com Altas Habilidades ou Superdotação na família e na escola: caminho para o Atendimento Educacional Especializado - com a Profa. Dra. Cristina M. C. Delou (Psicóloga / Doutora em Educação/ Docente na UFF)
Data do curso: 19 de Março de 2019
Local: Sapiens Instituto de Psicologia - Londrina - Rua Augusto Severo, 10 
(haverá  transmissão on-line ao vivo)
Horário: 19:00 às 22:00
Investimento: R$ 50,00 (via DÉBITO, CRÉDITO, ou BOLETO BANCÁRIO) 
Será emitido certificado.
VAGAS LIMITADAS!

Inscreva-se aqui!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Curso de Extensão Libras em Saúde UFF - INSCRIÇÕES ABERTAS



O curso de extensão Libras em Saúde está com inscrições abertas até o dia 10 de março de 2019. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas para alunos e profissionais de enfermagem, medicina, psicologia, odontologia, farmácia, biomedicina, ciências biológicas e nutrição. Possui a carga horária de 60 horas, acontecendo às terças-feiras, com início em  19 de  março de 2019, das 18 h às 20 h, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Receberão CERTIFICADO os que obtiverem a partir de 75% de frequência. 

Libras em Saúde: um estudo de sinonímia é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense  - UFF por meio do Grupo de pesquisa NUEDIS,  tem como principal objetivo despertar o interesse dos profissionais da saúde para a melhoria no atendimento clínico e hospitalar das pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus familiares, possibilitando inclusão social. O desenvolvimento do projeto prevê o oferecimento de palestras, cursos e oficinas com foco na acessibilidade dos surdos à saúde, assim como a promoção de campanhas de conscientização destinadas às pessoas com surdez, aos familiares de surdos, aos acadêmicos e aos profissionais da área da saúde. 

Para realizar sua inscrição, gratuitamente, clique aqui.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade


Datas do evento: 13 a 16 de junho de 2019.

Local: São Paulo Expo - SP

Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados para deficientes físicos (carros, ônibus, vans), fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.

Informações adicionais em http://reatechbrasil.com.br/16/.

Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens (CONAPI)



Datas e local : 08, 09 e 10 de abril de 2019, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, em Campos dos Goytacazes - RJ

Prazo para inscrição:  01/02/2019 a 20/03/2019. 
Submissões de trabalhos : até o dia 01/03/2019. 


O objetivo do evento é fomentar o debate interdisciplinar sobre educação inclusiva, tendo como eixo norteador as práticas de ensino e aprendizagem. Nessa direção, temos como meta promover o conhecimento da área de educação inclusiva com vistas a disseminar estratégias de ensino e alavancar as políticas públicas educacionais que possam contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem de diferentes sujeitos. Para tanto, o Congresso contará com a presença de vários pesquisadores que discutem diversos temas sobre a educação inclusiva. Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho, lançamentos de livros e atividades culturais. 

Mais detalhes, acesse aqui.

V Seminário Internacional de Inclusão em Educação - UFRJ


Datas do evento: 15 a 17 de maio de 2019.

Inscrições e submissões de trabalhos:  a partir de 12 de fevereiro

O processo de inclusão em educação constitui um paradigma educacional que se fundamenta na concepção de direitos humanos, buscando articular igualdade e diferença como valores indissociáveis. Esse processo reconhece as dificuldades existentes nos sistemas de ensino e busca criar alternativas para superá-las, ou seja, implica uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas necessidades atendidas e participação garantida no processo de ensino-aprendizagem.
Diante do contexto nacional e internacional, no que diz respeito à Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica, convidamos a comunidade educativa a dar continuidade aos debates iniciados a partir das edições anteriores do Seminário Universidade e Participação.

Maiores informações, clique aqui.

Dúvidas: lapeade.fe.ufrj@gmail.com 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Concurso de acesso aos cursos técnicos do Instituto Benjamin Constant (IBC)


Começam hoje (05/02/19) as inscrições para o concurso de acesso aos cursos técnicos do Instituto Benjamin Constant. Os cursos destinam-se a PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL interessadas em uma formação profissional de nível médio. O candidato poderá escolher uma das seguintes modalidades:

* Técnico em Instrumento Musical - integrado ao Ensino Médio (para quem já concluiu o Ensino Fundamental)

* Técnico em Artesanato - integrado ao Ensino Médio e PROEJA (para quem já concluiu o Ensino Fundamental)

* Técnico em Massoterapia - concomitante/subsequente ao Ensino Médio (para quem está cursando o Ensino Médio em outra escola ou para quem já concluiu o Ensino Médio, respectivamente)
* Técnico em Revisão de Textos no Sistema Braille - concomitante/subsequente ao Ensino Médio (para quem está cursando o Ensino Médio em outra escola ou para quem já concluiu o Ensino Médio, respectivamente).

Para maiores informações, acesse www.ibc.gov.br

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

I Encontro Nacional sobre o Ensino de Libras como L2 de Crianças e Adolescentes Ouvintes – I ENELL2




Este evento tem como principal objetivo, fomentar, a nível nacional, a discussão sobre a necessidade de ensinarmos Libras como L2 nas escolas regulares. Para tanto, haverá conferências, mesa redonda, apresentação de trabalhos, criação de GTs (Grupos de Trabalho) para a elaboração de um documento que possa nortear e sistematizar o processo de ensino de Libras como L2.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Porto ICRE'19 - Conferência Internacional do Porto sobre Pesquisas em Educação 2019

Logoicre19.png
O Porto ICRE'19 - Porto International Conference on Research in Education 2019 - decorrerá no Politécnico do Porto, Portugal, entre 17 e 19 de julho de 2019. À semelhança da edição anterior (Porto ICRE’17), o Porto ICRE'19 é organizado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação, uma estrutura que reúne investigadores/as de diferentes áreas inter-relacionadas do conhecimento que contribuem para o estudo abrangente e sistemático da Educação.
A Educação é um processo central na vida dos seres humanos, tanto para os indivíduos, como para as sociedades. Como processo crucial e abrangente, que ocorre desde os primeiros anos e ao longo do ciclo da vida, numa diversidade de situações e de contextos, a Educação tem sido objeto da atenção de investigadores/as, de profissionais, de decisores/as políticos/as e da sociedade em geral.
Sendo um processo complexo, culturalmente contextualizado, a Educação deve ser entendida como um processo multifacetado cujo estudo integra várias áreas científicas e diferentes perspetivas. Neste sentido, o Porto ICRE'19 pretende reunir investigadores, profissionais, outros agentes educativos com interesse na área e estudantes, de diversas áreas académicas, para partilharem e discutirem questões educacionais no âmbito dos temas do Congresso.

Temas do Congresso
Convidam-se os/as autores/as a submeterem propostas de apresentações orais, de simpósios e de posters no âmbito de quatro temas gerais relacionados com a Investigação em Educação:

(a) Formação de Professores

(b) Educação Especial e Inclusão

(c) Cultura, Arte e Educação

(d) Desafios da Sociedade e Educação

Informações : https://porto-icre2019.eventqualia.net/pt/2019/inicio/